terça-feira, outubro 16, 2012

Um check-list para analisar a gestão


Gestão pedagógica
Algumas ações precisam estar asseguradas na rotina da escola. No seu dia a dia, você:

Está a par das atividades realizadas pelos docentes?
Assegura tempo de planejamento aos professores?
Envolve a comunidade na discussão do projeto político-pedagógico?
Promove avaliações dos professores e da instituição?
Garante reuniões regulares de formação em serviço?


Conhecimentos do cargo
O cargo de gestor exige uma formação que garanta competência para lidar com as questões administrativas e pedagógicas. Você, gestor, está preparado para:

Manejar com habilidade a gestão de recursos humanos?
Implantar uma programação bem elaborada, levando em conta as especificidades da Educação Infantil?
Usar a legislação relacionada à área?
Acompanhar a gestão financeira?
Conduzir a elaboração e a revisão do projeto político
pedagógico?
Seguir os princípios de uma gestão democrática?
Cultivar uma boa relação com os pais e a comunidade?


Avaliação institucional
As ações regulares de monitoramento ajudam a medir avanços e detectar problemas no processo de ensino e aprendizagem. Faz parte da proposta da escola:

Avaliar o desempenho dos professores?
Usar os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do MEC?
Empregar procedimentos de autoavaliação institucional?


Recursos humanos
Olhar para os funcionários e suas condições de trabalho é um dos atributos do gestor. A escola conta com:

Professores em número suficiente?
Baixa rotatividade no quadro docente?
Um conselho escolar ativo, com a participação efetiva de diretor, professores, funcionários, pais e demais representantes da comunidade?

Nenhum comentário: