terça-feira, outubro 16, 2012

Um check-list para analisar a gestão II


Materiais
Você, gestor, tem autonomia para selecionar e adquirir:

Livros?
Materiais pedagógicos?

Brinquedos?

Relação com as famílias
A parceria com os pais é importante para o aprendizado das crianças. Verifique na sua unidade e também faça uma consulta com eles para saber se:

Os familiares se sentem bem recebidos e tratados com respeito?
Os horários de reuniões de pais e o calendário escolar consideram as necessidades das famílias?
Os critérios de matrícula são claramente informados?
As informações da ficha de matrícula são usadas para conhecer melhor o público e embasar o planejamento?
Você atende os familiares individualmente em horários previamente agendados?
Os familiares de crianças com deficiência são bem acolhidos?
As queixas da comunidade sobre a instituição são levadas em consideração?
Os pais de alunos novos permanecem na instituição até que as crianças se sintam seguras?


Postura pessoal
Promover reuniões regulares com a equipe e as famílias reforça o vínculo com ambos. Você reserva tempo para atender com frequência:
Os funcionários?
Os professores?
Os pais dos alunos?
Verônica Fraidenraich (veronica.fraidenraich@fvc.org.br)



Nenhum comentário: