Projetos



EMEIEF FRANCISCO ANTONO FONTENELE
ESCOLA LIMPA
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
  • jogar lixo no lixo;
  • organizar as carteiras na sala;
  • limpar a lousa;
  • manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
  • preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.
SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO
 Todas as disciplinas
  • pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
  • montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
  • limpeza dirigida e contínua;
  • confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
  • as serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
  • será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
  • observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
 Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina
2.1- HISTÓRIA
  • Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual).
ESTRATÉGIAS
  • pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
  • entrevistas com ex-alunos;
  • observações da alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
2.2- GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
  • Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
ESTRATÉGIAS
  • mapeamento e construção da Maquete da micro bacia hidrográfica do Tijuco Preto, onde se localiza nossa escola;
  • pesquisas sobre a localização da escola.
2.3- CIÊNCIAS
  • as conseqüências da falta de higiene na saúde;
  • problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
  • problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
  • reciclagem;
  • meio ambiente.
ESTRATÉGIAS
  • pesquisas;
  • coleta de material;
  • reciclagem de papel e confecção de objetos.
2.4- LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
  • rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
  • poesias, redações, textos e músicas;
  • reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
  • frases;
  • teatro.
ESTRATÉGIAS
  • montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
  • confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
2.5- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
  • artes com papel reciclado;
  • teatro;
  • paródias;
  • cartazes.
ESTRATÉGIAS
  • desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
  • montagem de uma peça teatral referente ao tema.
2.6- MATEMÁTICA
  • problemas sobre a produção de lixo;
  • gráficos;
  • planificação de sólidos.
ESTRATÉGIAS
  • Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
  • Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
  • Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
2.7- EDUCAÇÃO FÍSICA
  • gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
ESTRATÉGIAS
  • campanhas de material de limpeza;
  • campanhas de alimento não perecíveis;
  • provas competitivas (relativas ao tema ou não);
  • montagens de cartazes para anotação de pontuação.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
  • Questionários
  • Cartazes
  • Maquetes e desenhos
  • Planta do Prédio
  • Exposição dos trabalhos feitos
  • Composteira
  • Palestras distribuição de folhetos
  • Campanhas educativas e preventivas
  • Relatórios
  • Redações, textos, filmes
  • Trabalhos de fantoches
  • Atividades físicas específicas
  • Reprodução de temas
AVALIAÇÃO DO TRABALHO
Até o presente momento notamos a preocupação da maioria dos alunos em observar a limpeza de sua sala deixando-a limpa para o próximo período, notamos também o espírito de colaboração entre os colegas de uma mesma sala. Precisamos agora intensificar o trabalho da limpeza nos corredores e pátio que ainda está deixando a desejar.
Os trabalhos desenvolvidos nas áreas específicas estão em andamento sendo avaliados posteriormente.




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 EMEIEF FRANCISCO ANTONIO FONTENELE


Projeto Recreio Dirigido

1-     Justificativa
O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todo estudante. Acompanha-o da educação infantil à Pós – Graduação.
Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso, todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico, proporcionar a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócias- afetivas.
O período do recreio é o momento em que quase todos os alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas pelos alunos, principalmente pelos os meninos o que ocasionam acidentes e pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, o Projeto Recreio Dirigido, visa oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais adequada ao espaço e ao momento.

2-       Objetivo Geral
Conscientizar nossos alunos quais são as ações, atitudes e procedimento mais correto para horário e espaço físico da escola, bem como oferecer atividades lúdicas e brinquedos variados confeccionados com sucatas.

3-     Objetivo específico
·         Criar uma nova cultura de recreio na comunidade escolar.
·         Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertorio de brincadeiras de nossos alunos atualmente.
·         Promover durante o período do recreio um ambiente fortalecedor e das relações sócias e minimizar os comportamentos agressivos, proporcionando aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, momentos de interação lúdica.
·         Contribuir para tornar o espaço mais prazeroso.
Publico alvo
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

4-     Etapas de desenvolvimento do projeto
1ª Etapa: Sensibilização e conscientização dos alunos sobre o que deve e não deve ser feito no horário do recreio.
 Responsáveis: professores, diretor e coordenador
2ª Etapa: organização do programa de atividades do recreio.
Responsáveis: diretor e coordenador.
3ª Etapa: implantação do projeto – momento em que as atividades são aplicadas conforme o planejado e onde será avaliado a participação de todos os envolvidos no Projeto e onde é feito também os reajustes necessários.

5-     Atividades – Brincadeiras
Jogos como: dama, jogo da memória, dominó, pega varetas, elásticos, cordas e outros.
Resgate de brincadeiras como: amarelinha, passa anel, pula elástico, brincadeira de roda etc..
Dança e brinquedos trazidos pelas crianças.

6-     Cronograma
2ª feira – Dança/Música/Jogos
3ª feira – Jogos: jogo da velha, boliche, dama.
4ª feira – Corda, elástico e peteca.
5ª feira – Dança
6ª feira – Filmes no pátio.

7-     Conclusão
Uma vez implantado o Projeto Recreio Dirigido, espera-se que os alunos mudem os comportamentos agressivos e incorporem novas posturas/ atitudes, para que assim possamos verificar a eficácia do projeto.




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PROJETO DE LEITRA E ESCRITA
¢  APRESENTAÇÃO
¢  “...para formar crianças que gostem de ler e vejam na leitura e na literatura uma possibilidade de divertimento e aprendizagens precisamos ter, nós adultos, uma relação especial com a literatura e a leitura: precisamos gostar de ler, ler com alegria, por diversão, brigando com o texto, discordando, desejando mudar o final da história, enfim, costurando cada leitura, como um retalho colorido, à grande colcha de retalhos – colorida, significativa – que é a nossa história de leitura.”
Gladys Kaer Che
JUSTIFICATIVA
¢  Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem através das histórias contada pelos pais, avós, professores, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. A literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvam o mundo imaginário. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer, por isso é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor.
OBJETIVO GERAL
¢  Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem através das histórias contada pelos pais, avós, professores, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. A literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvam o mundo imaginário. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer, por isso é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
¢  Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem através das histórias contada pelos pais, avós, professores, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. A literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvam o mundo imaginário. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer, por isso é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor.
TEMAS TRABALHADOS
¢  Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem através das histórias contada pelos pais, avós, professores, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. A literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvam o mundo imaginário. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer, por isso é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor.

LIVROS TRABALHADOS

¢  Coleção PAIC – Prosa e poesia – Vários autores
¢  Livro: Advinha quanto eu te amo (Sam MacBratney)
¢  Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque
¢  Outra vez os três porquinhos – Erico Veríssimo
¢  A menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado
¢  As tranças de Bitu – Conto africano
¢  A galinha ruiva – Tradição oral
¢  A formiga e a cigarra – Fábula de Tradição Oral
¢  Maria vai com as outras – Sílvia Ortof
¢  O passarinho Engaiolado – Rubens Alv
AVALIAÇÃO
¢  Será feita mediante a construção de um portfólio do professor regente.
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LIVRO DIDÁTICO.

JUSTIFICATIVA:

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê ao mesmo a durabilidade de 03 anos. E o livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai o responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo, conforme anexo II da Resolução nº 03, de 14/01/2008.
Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade das Unidades Escolares, por meio da direção, da coordenação e dos professores, desenvolva ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros do PNLD sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos seqüentes.
Esta é uma excelente oportunidade para que o aluno entenda o que é e para que se deve regulamentar o uso do patrimônio público que seus direitos sobre o livro termina quando começam os dos demais colegas.
O bom manejo do Livro Didático envolve a aprendizagem e o exercício da ética necessária ao convívio social e à construção da cidadania. Cuidar do livro, ajudar a conservá-lo, e, ainda aprender o sentido da preservação do patrimônio público.


SITUAÇÕES PROBLEMAS:

* Como cuidar do livro didático para que tenha possibilidade de uso durante 03 anos?
* O que fazer para que se tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo?

OBJETIVO GERAL:

Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo, bem como, quando o aluno for transferido de uma unidade para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros educandos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

* Desenvolver ações que possibilitem a devolução do livro didático.
  • * Delimitar o Dia De: da devolução do livro didático.
    * Identificar os livros didáticos que não foram usados de forma adequada.
    * Organizar uma equipe de pais, professores e alunos, voluntários para restaurar pequenos danos dos livros didáticos.

    METODOLOGIA: (sugestões para a escola)

    ü Palestra.
    ü Paródias.
    ü Acrósticos.
    ü Gráficos. (percentual de livros conservados)
    ü Campanhas de devolução do livro.
    ü Gincana.
    ü Propaganda.
    ü Concurso de poesias.
    ü Teatro.
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Projeto: Saber cuidar do livro didático
Justificativa:

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é um programa de distribuição de livros didáticos para todos os alunos das escolas públicas e como seu ciclo de distribuição é trienal, sentiu-se a necessidade de desenvolver um projeto que tratasse dos cuidados necessários com este patrimônio público.


Com este projeto todos os alunos aprenderão os cuidados necessários na conservação e preservação do livro didático, assim como exerceram a sua cidadania e senso de responsabilidade, pois cuidando bem do livro este ano, no ano subseqüente, outros colegas terão condições de desenvolver sua aprendizagem com este recurso pedagógico.

Objetivos

Geral
·                     Desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade com o patrimônio público (livro didático).

Específicos
·                     Encapar os livros didáticos.
·                     Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação e conservação do livro didático.
·                     Devolver ao final do letivo o livro didático em boas condições de uso.
 Metodologia:

Cada professora solicitará uma pesquisa sobre os cuidados que devemos ter com os livros. A professora fará a consolidação da pesquisa em forma de mural os cuidados necessários que devemos ter com os livros.

Nas aulas de arte as professoras distribuirão papéis decorativos aos alunos que devem estar em duplas, para que um ajude o outro no encapamento dos livros.

Ao final de cada bimestre cada turma expõe os livros para avaliação do livro mais bem conservado e os alunos que conseguirem cuidar melhor de seus livros recebem uma premiação simbólica.


Avaliação:

·                     Exposição de todos os livros por turmas para que seja feita uma observação sobre a conservação dos livros por bimestre.
·                     Recolhimento pelos professores dos livros ao final de cada semestre.
Plano de ação


AÇÃO

Período

RESPONSÁVEL

Pesquisa sobre os cuidados com o livro.

Inicio do ano
Alunos

Mural com cuidados sobre o livro

Fevereiro
Professores

Encapamento dos livros
Fevereiro
Alunos, professores e coordenadora


Exposição dos livros


Ao final de cada bimestre
Alunos e professores

Premiação aos alunos que conservam bem os livros
Ao final de cada bimestre
Coordenadora da escola

Recolhimento dos livros


Ao final de cada semestre
Alunos, professores e coordenadora




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