Depois de um efetivo trabalho, utilizando uma metodologia que abrange todo o Sistema Educacional de Maracanaú, numa perspectiva de integração, definimos Projeto Pedagógico Institucional – PPI como uma expressiva possibilidade organizativa para envolver todas as escolas em torno de um tema ou de uma situação que se constate a premência de um efetivo encaminhamento. E, ainda, o PPI permite encurtar a distância entre os propósitos, as necessidades e a realidade.Vale ressaltar que esse projeto tem como característica principal o atendimento a uma reivindicação de um sistema que requer mudanças. Tratase de buscar a solução de um problema que traz desconforto e insatisfação
Dessa forma, o ideal é que o professor consiga construir um ambiente de aprendizagem que contemple e realize essencialmente quatro elementos. Rigoni (2005, p.6) os descreve:
• Flexibilidade - Onde estudar? Quando estudar? Em que ritmo?
• Eficácia - Combinação entre estudo e trabalho;
• O Social - Permanência do aluno em seu ambiente familiar;
• Aluno ativo - Desenvolvimento da iniciativa, de atitudes, interesses, valores e hábitos educativos.
Aprender: Diálogos e Possibilidades Uma visão Caleidoscópica do ensino-aprendizagem A elaboração do PPI inclui a criação da arte (logomarca), com vistas a simbolizar a essência do mesmo. Para cumprir com este objetivo, contou-se com a colaboração do artista plástico Marigel Braga, técnico da Coordenadoria do Desenvolvimento Curricular.
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