sábado, outubro 20, 2012

cultura afro-brasileira


Cultura Afro-brasileira: Sugestões de atividades

18ª Coordenadoria Regional de Educação
ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Professora: Rosângela Moura Samaniego
Blog: produtodesaladeaularosangela.blogspot.com
Email:rosamaniego13@yahoo.com.br


   “Perguntaram a Portinari por que pintava aquela gente negra, feita de homens degredados da sorte.
 O pintor respondeu: - É preciso haver mudança, o homem merece uma existência mais digna. Minha arma é a pintura”.

Cultura Afro-brasileira

Sugestões de Atividades para a disciplina de Arte

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil 
que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasi
l colônia até a atualidade. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados 
hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, 
a culinária, o folclore e as festividades populares.

Música

A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos.
 As expressões de música afro-brasileiras mais conhecidas são, o samba, maracatu,
 ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe.
Instrumentos afro-brasileiros: Afoxé, Agogô, Atabaque, Tambor, Xequerê, e Berimbau
 (usado na Capoeira - arte marcial criada por escravos negros no Brasil durante 
o período colonial).

Sugestões de atividades:

• Audição, estudo, e ilustração de músicas.
 Criar letras de música e paródias (podem ser gravadas através do Programa Audacity).
• Realizar apresentações de dança.
• Confeccionar instrumentos musicais.

Sugestões de gêneros musicais: Axé music, Funk carioca, Pagode, Samba, Rap 
(tanto os ritmos marcados e repetitivos, como a força da palavra, e especialmente 
da palavra cantada presentes no Rap remetem a características das sociedades africanas.
 Além de narrar fatos do cotidiano e fazer a crônica dos acontecimentos, como 
fazem as sociedades africanas, as letras das músicas de rap denunciam a 
opressão e a marginalização a que estão submetidos os habitantes das periferias 
dos grandes centros urbanos, em sua maioria negros e mestiços. Geralmente 
acompanhando a música há um tipo específico de dança, o break, no qual as marcas
 africanas também são evidentes. Não mais o requebro dos quadris e o meneio 
de ombros presentes no samba, mas a quebra dos movimentos na qual a parte superior
 e a parte inferior do corpo se tornam quase independentes uma da outra, o que
 também é tipicamente africano).

Sugestões de músicas: Mundo Negro (O Rappa); Pérola Negra (Daniela Mercury); 
Mamma África (Chico César); Meu Ébano (Alcione); Olhos Coloridos (Sandra de Sá),
 “Uakti – lágrimas do sul”, “O conto das três Raças” (Clara Nunes).
Dança

A dança afro-brasileira, não possui respaldo técnico definido, nem escola 
formadora ou disciplinadora, como o "ballet clássico”, que segue na íntegra o modelo
 Russo. A dança afro-brasileira caracteriza-se, portanto, pela descontração e 
espontaneidade pessoal e individual do praticante, sem compromisso com técnica
 ou estilo e sim com sentimento que o move.

Alguns exemplos: baião-de pares, bambelo ou coco-de zambê-de roda, bate-baú-de
 roda, batuque-de-fileira, calango-de-pares, carimbó-de-roda, caxambu-roda,
 frevo-individual, jongo-de-roda, lundu-de-pares, macunlelê-de-fileira, 
mineiro-pau-de-pares, pagode de amarante de fileira, partido-alto-de-roda, 
samba-de-roda, tambor-de-crioula-de-roda.

Religião

Sugestões de atividades:

• Trabalhar cor, forma e textura presentes nas estampas dos tecidos usados na
 confecção da indumentária religiosa.
• Confecção de acessórios.

Culinária
A influência africana mais intensa está na culinária baiana, onde o azeite de dendê 
e o uso da pimenta são essenciais. Acarajé, vatapá e xinxim de galinha são 
alguns dos pratos trazidos pelos africanos, além de alimentos como a banana, 
o inhame e o cará.
Sugestões de atividades:

• Confecção de alguns pratos afro-brasileiros ( os alunos podem ser divididos
 em grupos e trazer os pratos prontos de casa).
• Oficina de culinária com a participação das mães.

Folclore e manifestações populares

Carnaval, Festas Juninas, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Maracatus,
 Bumba-meu-Boi, Cavalhadas, Marujadas, Folia de Reis, Festas do Divino, Congadas.

Sugestões de atividades:

• Confecção de máscaras
• Confecção de fantasias
• Desenho e/ou confecção de personagens (papel mache, argila, sucata)
• Encenação

Oralidade/Literatura

Nas sociedades tradicionais africanas, a oralidade (a fala) é instrumento de 
comunicação mais direta, e elemento central na transmissão do conhecimento 
acerca das coisas do passado e na educação das pessoas conforme 
os padrões de comportamento de cada grupo.

 Contos, mitos, provérbios, frases enigmáticas, adivinhações.

Sugestões de atividades:

• Estudo de Contos, mitos, provérbios, adivinhações, frases enigmáticas.
• Ilustração ( desenho, colagem, fotografia, vídeos).
• Criação de livros.
• Encenação.

Técnicas de Produção

Muitas técnicas de produção e de confecção de objetos foram trazidas para o Brasil 
por africanos, que além da sua força de trabalho também nos deram alguns 
dos seus conhecimentos. Ferreiros, oleiros, tecelões, escultores, pastores e
agricultores são alguns dos exemplos de pessoas trazidas da África como escravas
 que tinham habilidades específicas.

Sugestões de atividades:

• Escultura
• Cerâmica e Tapeçaria (confecção e estudo de cores, formas e textura, através 
de desenho, pintura, e artes gráficas – laboratório de informática).
• Tecidos e Estamparia (estudo da cor, textura e formas, através de desenho,
pintura, e artes gráficas – laboratório de informática).

• Desfile de moda destacando a influência da moda africana no Brasil (uso de acessórios).

Artistas


O estudo da presença negra e mestiça na arte brasileira pode partir de nomes 
como, Mestre Valentim, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da
 Costa Ataíde. E também artistas do século XX como, Benedito José Tobias
 Iêda Maria, Rubem Valentim, Mestre Didi, Ronaldo Rêgo, Otávio Araújo, Jorge dos Anjos,
 Emanuel Araújo, Heitor dos Prazeres, Djanira da Motta e Silva, Cândido Portinari,
 Tarsila do Amaral, e outros.

Fontes de pesquisa:

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