Cultura Afro-brasileira: Sugestões de atividades
18ª Coordenadoria Regional de Educação
ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Professora: Rosângela Moura Samaniego
Blog: produtodesaladeaularosangela.blogspot.com
Email:rosamaniego13@yahoo.com.br
“Perguntaram a Portinari por que pintava aquela gente negra, feita de homens degredados da sorte.
O pintor respondeu: - É preciso haver mudança, o homem merece uma existência mais digna. Minha arma é a pintura”.
Cultura Afro-brasileira
Sugestões de Atividades para a disciplina de Arte
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil
que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasi
l colônia até a atualidade. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados
hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião,
a culinária, o folclore e as festividades populares.
que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasi
l colônia até a atualidade. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados
hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião,
a culinária, o folclore e as festividades populares.
Música
A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos.
As expressões de música afro-brasileiras mais conhecidas são, o samba, maracatu,
ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe.
As expressões de música afro-brasileiras mais conhecidas são, o samba, maracatu,
ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe.
Instrumentos afro-brasileiros: Afoxé, Agogô, Atabaque, Tambor, Xequerê, e Berimbau
(usado na Capoeira - arte marcial criada por escravos negros no Brasil durante
o período colonial).
(usado na Capoeira - arte marcial criada por escravos negros no Brasil durante
o período colonial).
Sugestões de atividades:
• Audição, estudo, e ilustração de músicas.
Criar letras de música e paródias (podem ser gravadas através do Programa Audacity).
• Realizar apresentações de dança.
• Confeccionar instrumentos musicais.
Sugestões de gêneros musicais: Axé music, Funk carioca, Pagode, Samba, Rap
(tanto os ritmos marcados e repetitivos, como a força da palavra, e especialmente
da palavra cantada presentes no Rap remetem a características das sociedades africanas.
Além de narrar fatos do cotidiano e fazer a crônica dos acontecimentos, como
fazem as sociedades africanas, as letras das músicas de rap denunciam a
opressão e a marginalização a que estão submetidos os habitantes das periferias
dos grandes centros urbanos, em sua maioria negros e mestiços. Geralmente
acompanhando a música há um tipo específico de dança, o break, no qual as marcas
africanas também são evidentes. Não mais o requebro dos quadris e o meneio
de ombros presentes no samba, mas a quebra dos movimentos na qual a parte superior
e a parte inferior do corpo se tornam quase independentes uma da outra, o que
também é tipicamente africano).
(tanto os ritmos marcados e repetitivos, como a força da palavra, e especialmente
da palavra cantada presentes no Rap remetem a características das sociedades africanas.
Além de narrar fatos do cotidiano e fazer a crônica dos acontecimentos, como
fazem as sociedades africanas, as letras das músicas de rap denunciam a
opressão e a marginalização a que estão submetidos os habitantes das periferias
dos grandes centros urbanos, em sua maioria negros e mestiços. Geralmente
acompanhando a música há um tipo específico de dança, o break, no qual as marcas
africanas também são evidentes. Não mais o requebro dos quadris e o meneio
de ombros presentes no samba, mas a quebra dos movimentos na qual a parte superior
e a parte inferior do corpo se tornam quase independentes uma da outra, o que
também é tipicamente africano).
Sugestões de músicas: Mundo Negro (O Rappa); Pérola Negra (Daniela Mercury);
Mamma África (Chico César); Meu Ébano (Alcione); Olhos Coloridos (Sandra de Sá),
“Uakti – lágrimas do sul”, “O conto das três Raças” (Clara Nunes).
Mamma África (Chico César); Meu Ébano (Alcione); Olhos Coloridos (Sandra de Sá),
“Uakti – lágrimas do sul”, “O conto das três Raças” (Clara Nunes).
Dança
A dança afro-brasileira, não possui respaldo técnico definido, nem escola
formadora ou disciplinadora, como o "ballet clássico”, que segue na íntegra o modelo
Russo. A dança afro-brasileira caracteriza-se, portanto, pela descontração e
espontaneidade pessoal e individual do praticante, sem compromisso com técnica
ou estilo e sim com sentimento que o move.
formadora ou disciplinadora, como o "ballet clássico”, que segue na íntegra o modelo
Russo. A dança afro-brasileira caracteriza-se, portanto, pela descontração e
espontaneidade pessoal e individual do praticante, sem compromisso com técnica
ou estilo e sim com sentimento que o move.
Alguns exemplos: baião-de pares, bambelo ou coco-de zambê-de roda, bate-baú-de
roda, batuque-de-fileira, calango-de-pares, carimbó-de-roda, caxambu-roda,
frevo-individual, jongo-de-roda, lundu-de-pares, macunlelê-de-fileira,
mineiro-pau-de-pares, pagode de amarante de fileira, partido-alto-de-roda,
samba-de-roda, tambor-de-crioula-de-roda.
roda, batuque-de-fileira, calango-de-pares, carimbó-de-roda, caxambu-roda,
frevo-individual, jongo-de-roda, lundu-de-pares, macunlelê-de-fileira,
mineiro-pau-de-pares, pagode de amarante de fileira, partido-alto-de-roda,
samba-de-roda, tambor-de-crioula-de-roda.
Religião
Sugestões de atividades:
• Trabalhar cor, forma e textura presentes nas estampas dos tecidos usados na
confecção da indumentária religiosa.
confecção da indumentária religiosa.
• Confecção de acessórios.
Culinária
A influência africana mais intensa está na culinária baiana, onde o azeite de dendê
e o uso da pimenta são essenciais. Acarajé, vatapá e xinxim de galinha são
alguns dos pratos trazidos pelos africanos, além de alimentos como a banana,
o inhame e o cará.
e o uso da pimenta são essenciais. Acarajé, vatapá e xinxim de galinha são
alguns dos pratos trazidos pelos africanos, além de alimentos como a banana,
o inhame e o cará.
Sugestões de atividades:
• Confecção de alguns pratos afro-brasileiros ( os alunos podem ser divididos
em grupos e trazer os pratos prontos de casa).
em grupos e trazer os pratos prontos de casa).
• Oficina de culinária com a participação das mães.
Folclore e manifestações populares
Carnaval, Festas Juninas, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Maracatus,
Bumba-meu-Boi, Cavalhadas, Marujadas, Folia de Reis, Festas do Divino, Congadas.
Bumba-meu-Boi, Cavalhadas, Marujadas, Folia de Reis, Festas do Divino, Congadas.
Sugestões de atividades:
• Confecção de máscaras
• Confecção de fantasias
• Desenho e/ou confecção de personagens (papel mache, argila, sucata)
• Encenação
Oralidade/Literatura
Nas sociedades tradicionais africanas, a oralidade (a fala) é instrumento de
comunicação mais direta, e elemento central na transmissão do conhecimento
acerca das coisas do passado e na educação das pessoas conforme
os padrões de comportamento de cada grupo.
comunicação mais direta, e elemento central na transmissão do conhecimento
acerca das coisas do passado e na educação das pessoas conforme
os padrões de comportamento de cada grupo.
Contos, mitos, provérbios, frases enigmáticas, adivinhações.
Sugestões de atividades:
• Estudo de Contos, mitos, provérbios, adivinhações, frases enigmáticas.
• Ilustração ( desenho, colagem, fotografia, vídeos).
• Criação de livros.
• Encenação.
Técnicas de Produção
Muitas técnicas de produção e de confecção de objetos foram trazidas para o Brasil
por africanos, que além da sua força de trabalho também nos deram alguns
dos seus conhecimentos. Ferreiros, oleiros, tecelões, escultores, pastores e
agricultores são alguns dos exemplos de pessoas trazidas da África como escravas
que tinham habilidades específicas.
por africanos, que além da sua força de trabalho também nos deram alguns
dos seus conhecimentos. Ferreiros, oleiros, tecelões, escultores, pastores e
agricultores são alguns dos exemplos de pessoas trazidas da África como escravas
que tinham habilidades específicas.
Sugestões de atividades:
• Escultura
• Cerâmica e Tapeçaria (confecção e estudo de cores, formas e textura, através
de desenho, pintura, e artes gráficas – laboratório de informática).
de desenho, pintura, e artes gráficas – laboratório de informática).
• Tecidos e Estamparia (estudo da cor, textura e formas, através de desenho,
pintura, e artes gráficas – laboratório de informática).
pintura, e artes gráficas – laboratório de informática).
• Desfile de moda destacando a influência da moda africana no Brasil (uso de acessórios).
Artistas
O estudo da presença negra e mestiça na arte brasileira pode partir de nomes
como, Mestre Valentim, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da
Costa Ataíde. E também artistas do século XX como, Benedito José Tobias
Iêda Maria, Rubem Valentim, Mestre Didi, Ronaldo Rêgo, Otávio Araújo, Jorge dos Anjos,
Emanuel Araújo, Heitor dos Prazeres, Djanira da Motta e Silva, Cândido Portinari,
Tarsila do Amaral, e outros.
como, Mestre Valentim, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da
Costa Ataíde. E também artistas do século XX como, Benedito José Tobias
Iêda Maria, Rubem Valentim, Mestre Didi, Ronaldo Rêgo, Otávio Araújo, Jorge dos Anjos,
Emanuel Araújo, Heitor dos Prazeres, Djanira da Motta e Silva, Cândido Portinari,
Tarsila do Amaral, e outros.
Fontes de pesquisa:
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