quarta-feira, fevereiro 21, 2007

FOTO: EQUIPE QUE MINISTROU A PALESTRA SOBRE DST

Jogos para aquecer a aula


Kelly Roncato


Para você que é professor, todo o conteúdo programático é interessante, certo? Mas você também já deve ter percebido que ele fica sem graça para seus alunos e maçante para você quando não há uma preocupação em embalá-lo de maneiras diferentes a cada nova aula.


Então, solte a criatividade e comece a pensar em quantos jeitos divertidos existem de ensinar. Talvez na sua escola não existam muitos recursos, e nenhum professor possa tirar seus alunos da instituição, nem mesmo da sala de aula. Veja essa realidade como um desafio para a sua imaginação e ponha a mão na massa.ReconhecimentoObserve o ambiente. Um teto, quatro paredes, carteiras, giz e quadro-negro.

Isso lhe permite entrar na sala de mansinho enquanto todo mundo conversa e anda pela sala, mas também deixa que você use a ludicidade. A sala de uma casa também tem quatro paredes, uma porta e, possivelmente, um quadro na parede.Feche a porta e inicie o contato com um “toc, toc, toc”. Alguém abrirá. Peça licença e entre, como em uma casa. Transforme seu olhar. Se essa sala fosse de uma casa, a disposição dos móveis lhe faria crer que ela é confortável? Talvez seja interessante mudar a disposição das carteiras. Junte todas, como em um sofá de canto, com uma poltrona ao lado. Melhor! Faça com que as carteiras formem uma meia-lua. Para quebrar o gelo, comece e termine suas aulas com descontração e brincadeiras – todas pedagógicas, se você preferir.

É uma maneira de unir a turma, acalmar os ânimos, focalizar energia e tornar tudo mais leve. Além disso, os momentos lúdicos ajudam os alunos a se aproximarem de você e desenvolverem características como a liderança e a expressão oral, que ficariam em segundo plano se você só apostasse em aulas expositivas.Sendo assim, lance desafios informais, sem aquela necessidade de apresentação para toda a turma lá na frente como se eles fossem professores também. Como fazer isso? A resposta é: brincando.


Nada mais natural.

As crianças aprendem a engatinhar, andar e falar dessa maneira. Não custa muito trazer um pouquinho da necessidade que elas sentem de se divertir para dentro da sala de aula.Duvida? Aí vão algumas dicas para servirem de inspiração. A partir delas você será capaz de ter várias outras idéias. E pode ser que o toque dado para uma disciplina diferente da sua possa ser usada também por você. Por que não?

Nenhum comentário: