quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Escola consciente
O dia-a-dia na escola envolve gastos de todas as ordens. São quilos de papéis, tinta para impressora, luz, água, telefone..., mas se cada pessoa colaborar, esses pequenos desperdícios juntos podem fazer uma diferença brutal no caixa. Já pensou na economia quando chegar o final do mês?Veja algumas dicas para você ajudar sua escola:

Acende / apaga
O espaço de entrada deve contar com iluminação natural. Acenda lâmpadas apenas quando for necessário. Deixe as cortinas e persianas abertas, aproveitando ao máximo a luz do Sol. Muitas vezes, isso é suficiente para clarear o ambiente. O mesmo serve para corredores. Quanto às lâmpadas, prefira as fluorescentes. Elas são até cinco vezes mais econômicas do que as incandescentes.As cores claras também ajudam na iluminação.

EquipamentosComputadores
impressoras, máquinas de xerox e outros equipamentos requerem manutenção preventiva. O uso diário deve obedecer às respectivas normas técnicas. Isso evita o desperdício de material e estragos.
Racionalidade também é importante. Para reproduzir muitas páginas de provas ou textos para leitura, utilize a fotocopiadora, cujo custo por folha é mais barato do que das impressoras jato de tinta.
Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores devem ser colocados em locais estratégicos, de forma que a circulação do ar não seja absorvida. Para aproveitar melhor a refrigeração, as portas e janelas das salas devem permanecer fechadas.
Use a cafeteira apenas para preparar o café e opte pela garrafa térmica para mantê-lo aquecido.Para evitar curtos-circuitos, choques elétricos e perda de energia, não utilize “benjamins” e “gambiarras” nas fiações.
Durante o expedienteEconomize o material de trabalho. Use o verso das folhas para rascunho ou para imprimir o que não necessite de um papel novo. Segundo o Instituto Akau pelo consumo consciente, um milhão de pessoas que poupam 50 folhas de papel por mês poderiam salvar cerca de 10 mil árvores


Use racionalmente o telefone; fale somente o essencial. Para isso, antes da ligação, convém resumir e anotar os assuntos que serão tratados. Se possível, evite ligar para telefones celulares, pois o custo da ligação é mais alto do que de aparelhos fixos.
As possibilidades de compra pela Internet podem compensar muito. Algumas pesquisas mostram que é possível economizar até 15% com aquisição on-line de material de escritório. Procure ficar atento às promoções das lojas virtuais.
IntervaloO pessoal que trabalha com computadores deve desligar o monitor sempre que fizer intervalos e ao sair para almoçar. Se não houver ninguém na sala, apague a luz. E os professores, ao deixarem as salas de aula, devem verificar se as lâmpadas estão desligadas. No final do dia, ao sair, verifique se tudo está desligado.

Nos banheiros
Às vezes, os alunos não fecham corretamente as torneiras dos banheiros, correndo o risco de desperdiçar água durante horas. Observe também se existem vazamentos nos vasos sanitários. Manchas de mofo e umidade nas paredes são sinais nítidos desse tipo de problema. Ao notar, avise a pessoa responsável pelos serviços gerais na escola.

Nenhum comentário: