sexta-feira, outubro 31, 2014

Ritmos africano

O Continente que deu ritmo ao mundo



A expressão “música africana”, ao sugerir certos estilos diferentes de manifestações musicais no continente, sempre envolve o risco de simplificar um conjunto de elementos étnicos. Do mesmo modo,quando falamos de “música européia” , e do  processo de formação musical no ocidente, que se entende ao longo de séculos e leva em conta diferentes tradições regionais. É assim que poderíamos incluir sobre a mesma chave “musical vocal européia”.
Em diversidade não impede, entretanto a identificação de alguns traços fundamentais que caracterizam boa parte da historia musical européia. A melodia e a harmonia, em relação aos demais símbolos da música (ritmo e timbre).
Quando falamos de musica africana e de suas revoluções após a diáspora negra para o continente americano, o caráter percussivo dos instrumentos e a síncope rítmica .Sem dúvida, o uso e a diversidade dos instrumentos de percussão, principalmente de membranofones  e idiofones,são marcas incontestáveis dos diversos idiomas sonoros africanos e possibilidade até mesmo a generalização.

(revista biblioteca entre livro,edição especial nº 6,pg.24 e 25)



 





Instrumentos de origem africana incorporados no Brasil:

- Adufe
- Agogô
- Atabaque
- Berimbau
- Carimbó
- Caxambu
- Chocalho
- Cucumbi
- Fungador
- Ganzá ou anzá
- Gongo
- Marimba
- Mulungu
- Pandeiro
- Pererenga
- Piano de cuia (balafo, na África)
- Puíta
- Quiçanje
- Roncador
- Tambor ou tambu
- Socador
- Triângulo
- Ubatá
- Vuvu ou vu
- Xequeré ou xequedê

Nenhum comentário: