sexta-feira, outubro 31, 2014

Mascaras Africana

Máscaras africanas


A máscara não é específica do carnaval. Tem origem religiosa, e ainda hoje, na África, por exemplo, conserva o sentido primordial: homem que envergue a máscara do crocodilo é o espírito do crocodilo - a máscara manifesta a divindade e transmite ao portador todo o seu poder. Estes aspectos foram-se esquecendo paulatinamente noutras culturas.

 

 


   tipos de máscaras  

 

 dan

Os Dan esculpem uma série de máscaras faciais de madeira, que são utilizados com trajes diversos. Os furos dos olhos da máscara dão indício da sua identidade e colocam-na na hierarquia Dan das máscaras. É possível que seja uma máscara da corrida. Nesse caso, seu portador é perseguido por um corredor, sem máscara e, se for pego, deve entregar a máscara para o outro e passar a ser perseguidor. Historicamente, essas corridas treinam homens para lutar e o vencedor ganha reconhecimento social. Hoje em dia, as corridas são mais como um jogo; as máscaras são utilizadas também para fins de entretenimento durante festivais da vila.




senufu
As máscaras Senufo são caracterizadas por motivos realistas e formatos geométricos, enfatizando ritmação e oposição entre os espaços preenchidos e vazios, fruto de um trabalho extremamente delicado. As máscaras Kpelie são máscaras faciais que combinam elementos humanos e animais. Kpelie concretiza um espírito sobrenatural que vive numa dimensão invisível e responde às súplicas. É usada pela sociedade secreta Lo nos festivais de colheita para agradecer aos ancestrais pelos bons frutos e pela sociedade secreta Poro em duas danças: Korigo e Kodalou. Em ritos fúnebres é usada com o propósito de manter o espírito no reino dos mortos. Também é usada para espantar maus espíritos e feitiçaria.

                                                                             
                                                                                       

    ashanti

origem: Gana Esta máscara é bastante representativa das máscaras feitas exclusivamente com fins de entretenimento e decoração. Acredita-se que os Ashanti tenham se inspirado em máscaras da etnia Luba para confeccionar suas máscaras. Para conseguir o forte colorido, utilizam-se de materiais modernos, como miçangas de borracha ou de plástico.
  



baule
A máscara pertence à categoria de máscaras de entretenimento que aparecem durante eventos com dança. Estes festividades, associadas às mulheres, podem ocorrer diversas vezes na semana, e em quantidade maior, nos funerais de pessoas importantes. Estas máscaras podem entrar em contato com mulheres e são mantidas em um casebre na vila. Entretanto, somente homens podem usá-las. As máscaras deste tipo são esculpidas à imagem de pessoas admiradas pela sua beleza e sua qualidade como dançarinos. Estas máscaras são inspiradas essencialmente em modelos femininas, mas não é raro que os homens também estejam representado.

                                                                               
                                                                                        

 

 Soleio,búfalo,plaque e borboleta

Etnia: BOBO Origem: BURKINA FASSO Descrição: As máscaras zoomórficas são utilizadas essencialmente para afastar os maus espíritos e para reverenciar os presentes concebidos pelos Deuses (o sol, a terra, a chuva e os animais). Elas podem simbolizar

 

kanaga


Etnia: DOGON Origem: MALI Descrição: Os povos Dogon utilizam as máscaras nas cerimônias chamadas Dama e em rituais agrícolas cíclicos. Uma forma complexa e multifacetada de expressão artística, o Dama ocorre num período de seis dias por ano (ou período maior). Dúzias, mesmo centenas, de espíritos mascarados variados participam. O ritual realiza a expulsão permanente das almas ou dos espíritos daqueles que morreram desde o último Dama, e facilitam sua incorporação no reino sobrenatural com os antepassados. A máscara Kanagá é a mais importante na hierarquia de máscaras Dogon.
  

 

 

guro

 Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia

 

 

 

dogon

Etnia: DOGON Origem: MALI Descrição: Os povos Dogon utilizam as máscaras nas cerimônias chamadas Dama e em rituais agrícolas cíclicos. Uma forma complexa e multifacetada de expressão artística, o Dama ocorre num período de seis dias por ano (ou período maior). Dúzias, mesmo centenas, de espíritos mascarados variados participam. O ritual realiza a expulsão permanente das almas ou dos espíritos daqueles que morreram desde o último Dama, e facilitam sua incorporação no reino sobrenatural com os antepassados.

  

 

 

antilope

 

Etnia: BOBO Origem: BURKINA FASSO Descrição: As máscaras zoomórficas são utilizadas essencialmente para afastar os maus espíritos e para reverenciar os presentes concebidos pelos Deuses (o sol, a terra, a chuva e os animais). Elas podem simbolizar espíritos e animais que trazem boa sorte na agricultura. Também se associam às cerimônias de agradecimento pela nova safra, rituais de iniciação e funerais.

ltada

 

Alunos: Vinícius Gil, Gabriel Oliveira
Fonte consultada:

Nenhum comentário: