O cotidiano escolar é visto por muitos, como práticas rotineiras de senso comum, mas, quando olhamos desta forma deixamos de levar em consideração uma série de aspectos que interferem decisivamente na vida das pessoas que fazem parte deste cotidiano. Imersos no dia a dia de professores, alunos e outros agentes da escola, nem sempre param para pensar sobre o que é ou tem sido a realidade cotidiana da escola e os seus efeitos sobre o processo pedagógico.
sábado, agosto 13, 2011
Programa PETECA
O Programa MPT na Escola/Peteca consiste na realização de um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
Busca-se, com o presente projeto, intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
TRABALHO X AFAZERES DOMÉSTICOS
As atividades domésticas podem constituir, ou não, trabalho:
A realização de atividades domésticas no domicílio de outra pessoa é considerada trabalho.
Porém, quando a pessoa realiza atividades domésticas no seu próprio domicílio, em regime de colaboração com os demais membros da família, tais atividades são consideradas afazeres domésticos.
OBS: Quando a criança substitui os adultos nos afazeres domésticos, resta caracterizada a exploração (proibida pelo art. 227 da CF)
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Um comentário:
Luza, eu adoraria escrever pessoalmente para agradecer os seus comentários sempre tão perfeitos mas não tenho seu e-mail.
Que Deus te abençoe e faça o melhor que puder para seus alunos e estas crianças pobres e sem assistência.
Um beijo enorme do Zé Carlos
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