domingo, fevereiro 24, 2008

Educação para a paz


Educação para a Paz Ubiratan D`Ambrosio

A humanidade está correndo grande risco. Não há paz. Os indivíduos se sentem perdidos, não vendo a razão de seu existir, as instituições sociais e políticas estão se corrompendo em ritmo acelerado, o ambiente entrou num processo de degradação que parece não ter retorno. E grupos resolvem seus conflitos com destruição e eliminação da parte rival. Alcançar um estado de PAZ INDIVIDUAL, PAZ SOCIAL, PAZ AMBIENTAL e PAZ MILITAR é a única possibilidade de sobrevivência. Educação para a PAZ deve ser a grande meta dos educadores.


Atingir o estado de PAZ INTERIOR é a prioridade. Conhecer a si próprio, ter respeito por si próprio, amar-se. O comportamento com relação a si próprio tem sido completamente ignorado nos sistemas escolares.

PRÁTICA
Meditação é, em todas as faixas etárias, uma medida muito eficaz para se chegar à paz interior.
Mas o estado de paz interior é difícil com todos os problemas que enfrentamos no dia-a-dia. E o relacionamento com o outro? Será que o outro estará tendo dificuldades em atingir o estado de Paz Interior? Muitas vezes vemos que eles estão tendo problemas que resultam de dificuldades materiais, como falta de segurança, falta de emprego, falta de salário, muitas vezes mesmo falta de casa e de comida. A solidariedade com o próximo é a primeira manifestação de nos sentirmos parte de uma sociedade. A PAZ SOCIAL será um estado em que essas situações não ocorrem.

PRÁTICA
A reflexão sobre os problemas sociais, sobre as condições do outro, sobre as injustiças e iniqüidades sociais, sobre as denúncias de corrupção, são vistas diariamente na televisão, acessível à grande maioria das crianças. À escola cabe uma análise crítica desses fatos.Um modo de conduzir essa crítica e dar aos alunos tarefas de trazer anotações, observações, reflexões sobre o noticiário e transformar a aula em uma sessão de debates. Educação para cidadania depende muito dessa prática.

Ninguém pode negar que a PAZ AMBIENTAL tem alta prioridade no futuro da humanidade. É importante lembrar que a ciência moderna nos dá instrumentais notáveis para um bom relacionamento com a natureza, mas também poderosos instrumentos de destruição dessa mesma natureza.

PRÁTICA
Também motivado pelos noticiários de televisão, mas principalmente pela pesquisa sobre o próprio ambiente, o professor pode desenvolver projetos ambientais. Não que serão assim resolvidos os problemas ambientais do momento, mas essa prática mostrará às crianças como organizar um projeto e trabalhar em cooperação com outros para atingir as metas do projeto.
Essas dimensões múltiplas da Paz: Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental e, naturalmente, Paz Militar, são os objetivos primeiros de qualquer sistema educacional. Atingir a paz total é a única justificativa de qualquer esforço para o avanço científico e tecnológico, e deveria ser o substrato de todo discurso político.

Nenhum comentário: