domingo, fevereiro 03, 2008

Currículo e desenvolvimento humano


Currículo e desenvolvimento humano
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Desenvolvimento cultural
O desenvolvimento tecnológico e o processo de globalização da informação
por meio da imagem modificaram os processos de desenvolvimento
cultural por introduzirem novas formas de mediação. As novas gerações desenvolvem-
se com diferenças importantes em relação às gerações precedentes,
por meio, por exemplo, da interação com a informática, com as imagens presentes
por meio urbano (várias formas de propaganda, como cartazes, outdoors
móveis).

O mesmo acontece com crianças nas zonas rurais com o advento da
eletricidade e da TV, ou com crianças indígenas que passaram a experienciar
o processo de escolarização e, também, em vários casos a presença de novos
instrumentos culturais como o rádio, a TV, câmeras de vídeo, fotografia, entre
outros.
O desenvolvimento do cérebro é função da cultura e dos objetos
culturais existentes em um determinado período histórico. Novos instrumentos
culturais levam a novos caminhos de desenvolvimento. O computador é um
bom exemplo: modificou as formas de lidar com informações, provocando
mudanças nos caminhos da memória. A presença de novos elementos
imagéticos e cinestésicos repercute no desenvolvimento de funções
psicológicas como a atenção e a imaginação.
Considerando, então, que o cérebro se desenvolve do diálogo entre a
biologia da espécie e a cultura, temos que, na escola, o currículo é um
fator que interfere no desenvolvimento da pessoa.
Os “conteúdos” escolhidos para o currículo irão, sem dúvida, ter
um papel importante na formação. As atividades para conduzirem
às aprendizagens, precisam estar adequadas às estratégias de
desenvolvimento próprias de cada idade. Em outras palavras, a
realização do currículo precisa mobilizar algumas funções centrais do
desenvolvimento humano, como a função simbólica, a percepção, a
memória, a atenção e a imaginação.

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