domingo, fevereiro 03, 2008

Dicas comunicação e estilo


Comunicação e Estilo
Volnyr Santos - Clareza: para a exposição de uma idéia clara, não podemos ter pensamentos confusos. As idéias devem ser expressas de tal modo que não deixem dúvidas quanto à interpretação.


- Harmonia: a harmonia é a música da frase. Ainda que na redação técnica o aspecto sonoro da construção seja secundário, devemos saber manejar os recursos da eufonia, a fim de construirmos frases que agradem ao ouvido

.

- Concisão: é a forma de dizer as coisas com poucas palavras, objetivamente, evitando o óbvio, circunlóquios, perífrases, adjetivações e minúcias desnecessárias.


- Precisão: as palavras têm um sentido exato. O uso de termos ou expressões que não traduzem a idéia devem ser evitados. Há uma praxe na correspondência que diz: “É preferível pecar contra a elegância a pecar contra a precisão”.


- Correção: na correspondência, a correção é o requisito essencial. No entanto, tal afirmação não implica o uso de “purismos” ou “linguagem afetada”. - Polidez: a polidez é a ausência de frases ou expressões descorteses.

Nenhum comentário: