sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Projeto A Conservação do Livro Didático




Projeto A Conservação do Livro Didático
 EMEIEF FRANCISCO ANTONIO FONTENELE 
Período: Durante todo o ano letivo
Público Alvo: Alunos do 2º ao 9º Ano

 Justificativa
 O Projeto Conservação do Livro Didático  é mais uma atividade didática promovida com o propósito de favorecer o processo de conscientização da importância do livro didático, ressaltando que nenhum livro tem período ou momento exato para ser usado sendo portanto necessário e impreterível sua conservação.
Livros são alimentos riquíssimos para a formação da personalidade, para a cristalização do saber, para a calcificação da auto-estima e, o melhor, não são perecíveis, não só podem, mas devem ser mantidos e usados com grande freqüência. 
A história do livro didático foi, em sua origem, assim como a escola, destinado às pessoas de posses. Com o passar do tempo foi popularizando-se. Ao ponto de hoje o Programa Nacional do Livro Didático atingir toda a rede pública brasileira. No entanto, percebemos cada vez mais o descuido por parte dos alunos com este material. Logo, faz-se necessário um trabalho de conscientização à comunidade escolar da EMEIEF FRANCISCO ANTONIO FONTENELE  sobre a importância de conservar este recurso educacional cuja matéria prima provém do meio ambiente.

Objetivos
*      Mobilizar os alunos e conscientizá-los da necessidade de cuidar bem do livro didático para conservá-lo;
*      Incentivar os alunos à participação no processo de conservação do livro didático;
*      Sensibilizar toda a comunidade escolar sobre o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças e diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural, política e econômica de sua região, de sua comunidade.


Avaliação
 Em distintos momentos durante todo o Projeto, avaliar critérios como participação ativa, envolvimento nas atividades sugeridas, o impacto provocado na Escola e na comunidade.
Durante o acompanhamento observar a evolução gradativa e constante do crescimento intelectual e pessoal dos alunos.
 Problema: Por que os alunos são descuidados com o livro didático?

Hipóteses:


1 - Os alunos não tem consciência de que o livro didático é comprado com dinheiro público. Advindo dos impostos pago pelo contribuinte.

2 – Os alunos não gostam de ler, ou, não tem o hábito de ler, logo desejam destruir o objeto de leitura – o livro.

3 – Os alunos vêem a leitura como castigo.


Metodologia:


Criação de blogs para postagem de atividades e divulgação da produção dos alunos e professores. A interação será feita através da interação dos mesmos a partir do expediente comentários.
Utilização de formulário para entrega e devolução dos livros didáticos, mediante assinatura do responsável.


Nenhum comentário: