Projeto A Conservação do Livro Didático
EMEIEF
FRANCISCO ANTONIO FONTENELE
Período: Durante todo o ano
letivo
Público Alvo: Alunos do 2º
ao 9º Ano
Justificativa
O Projeto Conservação
do Livro Didático é mais uma atividade
didática promovida com o propósito de favorecer o processo de conscientização
da importância do livro didático, ressaltando que nenhum livro tem período ou
momento exato para ser usado sendo portanto necessário e impreterível sua
conservação.
Livros são alimentos
riquíssimos para a formação da personalidade, para a cristalização do saber,
para a calcificação da auto-estima e, o melhor, não são perecíveis, não só
podem, mas devem ser mantidos e usados com grande freqüência.
A história do livro didático
foi, em sua origem, assim como a escola, destinado às pessoas de posses. Com o
passar do tempo foi popularizando-se. Ao ponto de hoje o Programa Nacional do
Livro Didático atingir toda a rede pública brasileira. No entanto, percebemos
cada vez mais o descuido por parte dos alunos com este material. Logo, faz-se
necessário um trabalho de conscientização à comunidade escolar da EMEIEF
FRANCISCO ANTONIO FONTENELE sobre a
importância de conservar este recurso educacional cuja matéria prima provém do
meio ambiente.
Objetivos
Mobilizar os alunos e conscientizá-los da
necessidade de cuidar bem do livro didático para conservá-lo;
Incentivar os alunos à participação no
processo de conservação do livro didático;
Sensibilizar toda a comunidade escolar sobre
o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças e
diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural,
política e econômica de sua região, de sua comunidade.
Avaliação
Em distintos momentos
durante todo o Projeto, avaliar critérios como participação ativa, envolvimento
nas atividades sugeridas, o impacto provocado na Escola e na comunidade.
Durante o acompanhamento
observar a evolução gradativa e constante do crescimento intelectual e pessoal
dos alunos.
Problema: Por que os alunos são descuidados
com o livro didático?
Hipóteses:
1 - Os alunos não tem consciência de que o livro didático é comprado com dinheiro público. Advindo dos impostos pago pelo contribuinte.
2 – Os alunos não gostam de ler, ou, não tem o hábito de ler, logo desejam destruir o objeto de leitura – o livro.
3 – Os alunos vêem a leitura como castigo.
Metodologia:
Criação de blogs para postagem de atividades e divulgação da produção dos alunos e professores. A interação será feita através da interação dos mesmos a partir do expediente comentários.
Hipóteses:
1 - Os alunos não tem consciência de que o livro didático é comprado com dinheiro público. Advindo dos impostos pago pelo contribuinte.
2 – Os alunos não gostam de ler, ou, não tem o hábito de ler, logo desejam destruir o objeto de leitura – o livro.
3 – Os alunos vêem a leitura como castigo.
Metodologia:
Criação de blogs para postagem de atividades e divulgação da produção dos alunos e professores. A interação será feita através da interação dos mesmos a partir do expediente comentários.
Utilização de formulário para entrega e devolução dos
livros didáticos, mediante assinatura do responsável.
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