O cotidiano escolar é visto por muitos, como práticas rotineiras de senso comum, mas, quando olhamos desta forma deixamos de levar em consideração uma série de aspectos que interferem decisivamente na vida das pessoas que fazem parte deste cotidiano. Imersos no dia a dia de professores, alunos e outros agentes da escola, nem sempre param para pensar sobre o que é ou tem sido a realidade cotidiana da escola e os seus efeitos sobre o processo pedagógico.
quarta-feira, setembro 07, 2011
ATIVIDADE PÁTRIA
OS PEQUENOS DO INFANTIL TAMBÉM PARTICIPARAM DA COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA
Dinâmicas e Atividades
Varal das indignações, mural das alternativas
- Motivar a reflexão partindo da música Zé Ninguém (ver aqui).
- Entregar a cada pessoa do grupo uma folha de ofício para nela expressar (escrita, desenho, colagem...) um tema da realidade brasileira que lhe causa indignação.
- Organizar um varal para que cada um afixe seu trabalho. E, ao fazê-lo, exponha sua reflexão.
- Depois disso, formam-se grupos com as pessoas que levantaram os mesmos temas de indignação. Estas são convidadas a, juntas, trocarem ideias sobre alternativas para mudar essa realidade.
- Cada grupo resume e anota as ideias/alternativas em um mural ao acesso da comunidade, ilustrando com frases de músicas e poemas relacionados ao tema.
Falando de ética e política
Conversar sobre as ideias propostas no Poema da Ética, O Analfabeto Político e Mudar o país. Sugerir a elaboração de novos vídeos de cunho educativo, com temáticas sobre a realidade brasileira, para serem apresentados na comunidade e postados no site Youtube. Depois, avaliar juntos o que se aprendeu com esta atividade e o que fica para a vida.
A cara do Brasil
Conversar sobre as músicas Brasil e Sob o mesmo céu, apontando o que elas têm de comum e de diferente: fatos que apresentam; sentimentos que evocam.
Montar uma apresentação, utilizando imagens em vídeo, fotografias ou outros para mostrar a diversidade presente em nosso país; os problemas que enfrentamos e suas possíveis saídas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário