quarta-feira, setembro 07, 2011

ATIVIDADE PÁTRIA



OS PEQUENOS DO INFANTIL TAMBÉM PARTICIPARAM DA COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

Dinâmicas e Atividades

Varal das indignações, mural das alternativas

- Motivar a reflexão partindo da música Zé Ninguém (ver aqui).
- Entregar a cada pessoa do grupo uma folha de ofício para nela expressar (escrita, desenho, colagem...) um tema da realidade brasileira que lhe causa indignação.
- Organizar um varal para que cada um afixe seu trabalho. E, ao fazê-lo, exponha sua reflexão.
- Depois disso, formam-se grupos com as pessoas que levantaram os mesmos temas de indignação. Estas são convidadas a, juntas, trocarem ideias sobre alternativas para mudar essa realidade.
- Cada grupo resume e anota as ideias/alternativas em um mural ao acesso da comunidade, ilustrando com frases de músicas e poemas relacionados ao tema.


Falando de ética e política

Conversar sobre as ideias propostas no Poema da Ética, O Analfabeto Político e Mudar o país. Sugerir a elaboração de novos vídeos de cunho educativo, com temáticas sobre a realidade brasileira, para serem apresentados na comunidade e postados no site Youtube. Depois, avaliar juntos o que se aprendeu com esta atividade e o que fica para a vida.


A cara do Brasil

Conversar sobre as músicas Brasil e Sob o mesmo céu, apontando o que elas têm de comum e de diferente: fatos que apresentam; sentimentos que evocam.
Montar uma apresentação, utilizando imagens em vídeo, fotografias ou outros para mostrar a diversidade presente em nosso país; os problemas que enfrentamos e suas possíveis saídas.

Nenhum comentário: