quinta-feira, janeiro 21, 2010

EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA








Educação Biocêntrica
A Educação Biocêntrica é uma concepção completamente diferente da dos grandes pensadores de educação no Ocidente, tais como Piaget, Montessori, Paulo Freire e outros. A Educação Biocêntrica parte de um novo paradigma das ciências humanas, que é o “Princípio Biocêntrico” – a vida no centro, ou seja, o universo é organizado em função da vida. O universo existe porque a vida existe, e não o contrário. Segundo o Princípio Biocêntrico o universo é um sistema vivo prodigioso e é a vida que guia a sua construção. A evolução deste é de facto a evolução da vida. É a partir deste princípio, que Rolando Toro propõe que a educação deve cultivar as funções que regulam o sistema vivo humano e que permitem a sua evolução. O primeiro passo para uma Educação Biocêntrica é, para Rolando Toro , o cultivo dos instintos, que são as forças organizadoras e conservadoras da vida. Pensa que o processo de educação já começa no ventre materno com a disposição anímica dos pais, de protecção e cuidados amorosos. “Os cuidados durante o nascimento e o primeiro ano de vida, têm uma força determinante no futuro do ser humano”. Rolando Toro partilha das avançadas concepções de Michel Odent “Génese do homem Ecológico”. E dos conceitos de Frederic Leboyer, Arnold Gesell e René Spitz, que, neste aspecto, representam uma abertura imensa para a humanidade. A Educação Biocêntrica não tem como prioridade a formação intelectual ou tecnológica, também não as desqualifica, mas dá primazia ao estímulo dos potenciais genéticos, que constituem a estrutura básica da identidade. “Toda a metodologia deve orientar-se para a conexão com a vida. Nas escolas, as crianças deveriam estar em contacto directo com a natureza, a terra, a água, o fogo e o ar puro; com as plantas, as flores e os frutos; com os trabalhos agrícolas; com os animais; com o canto e a dança; com a preparação dos alimentos; com a observação e protecção da natureza”. A imagem do homem proposta pela Educação Biocêntrica é a do “homem relacional, homem ecológico e homem cósmico”. A matéria desta educação é a VIDA, sendo indispensável na nossa cultura recuperar o sentimento de “sacralidade da vida” e o “prazer de viver”. O principal objectivo da Educação Biocêntrica é a conexão com a vida, e a sua metodologia é a vivência. in Monografia de Manuela Robert Escola de Biodanza de Lisboa

Nenhum comentário: