sábado, setembro 19, 2009

ESCOLA NOTA DEZ

O governador Cid Gomes acaba de enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei cujo objetivo é premiar as escolas que alcançaram o melhor resultado no índice na avaliação de desempenho. A ideia vai injetar nada mais, nada menos que R$ 30 milhões (Fonte Fecop) novos nas escolas públicas. Mas, e as escolas com desempenho ruim não vão receber mais incentivos para melhorar? É nesse ponto que o projeto fica ainda mais inteligente. É o seguinte: as vencedoras vão receber o prêmio em duas parcelas. A primeira correspondente a 75% do valor total devido à escola.
A segunda parcela corresponde ao restante do valor, mas só recebem após cumprirem a tarefa de “desenvolver, pelo período de um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica com uma 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização”. Trata-se de uma espécie de tarefa para ganhar mais. Outro ponto do projeto: além da cooperação técnico-pedagógica de uma escola premiada, as 150 escolas com piores índices receberão auxílio financeiro do Estado para implementação de um plano de melhoria dos resultados de alfabetização. No caso, R$ 1.250 por aluno. Esse repasse também se dará em parcelas e após o atendimento de critérios relacionados à melhoria de desempenho.
No fim das contas, o Governo estadual pretende premiar as melhores escolas e envolvê-las no esforço para que as piores passem a ter um desempenho satisfatório. Assim, se forma uma rede a favor da virtude na educação. Ganha mais quem estiver bem e tiver a capacidade de puxar para cima os de desempenho ruim. Para o Estado, o melhor dos mundos. Melhorando o desempenho na base do ensino há um efeito cascata. Todo o resto do sistema cresce.
Fonte: Coluna "Política" do Jornal O Povo, de Fábio Campos
Postado por Tadeu Nogueira às 06:17h

NOSSA ESCOLA É ESCOLA NOTA DEZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Nenhum comentário: