quarta-feira, agosto 20, 2008

Conferência na escola


A III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente está estruturada em três etapas:


Conferência na Escola

A Conferência na Escola é um momento muito rico, pois permite à comunidade escolar (estudantes de todos os turnos, professores, professoras, funcionários e representantes da comunidade):a) conhecer e debater os subtemas propostos e suas relações com as mudanças ambientais globais; eb) reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas quanto a esse tema, planejar ações que contribuam para transformações na qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no país e também no mundo.


Nesse momento, cada escola promoverá uma conferência envolvendo a comunidade para assumir uma responsabilidade com base no tema estudado; pensar em uma ação, de acordo com a responsabilidade, a ser realizada após o evento; indicar um delegado ou delegada entre 11 e 14 anos (e suplente); e criar um cartaz que traduza o resultado do trabalho coletivo.



Conferência Estadual (etapa opcional)As responsabilidades escolhidas na Conferência na Escola serão debatidas pelos delegados e delegadas durante a Conferência Estadual, nos estados do Brasil que optarem por realizá-la. Depois de debatidas e votadas, as responsabilidades de cada estado vão compor a Carta das Responsabilidades do Estado com propostas para o enfrentamento das mudanças ambientais globais, que serão levadas pelos delegados e delegadas escolhidos nas Estaduais à Conferência Nacional. Nos estados que não realizarem a Conferência Estadual, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente vai selecionar as responsabilidades que irão para a


Conferência Nacional.


Conferência NacionalA III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente será realizada em Brasília de 3 a 8 de abril de 2009. A Conferência Nacional será o encontro dos cerca de 670 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos de idade, que já debateram os subtemas em suas escolas, e seus estados nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens vão elaborar um documento coletivo composto por uma Carta das Responsabilidadescom as deliberações, também “traduzida” em peças de Educomunicação.

Para saber mais, conheça o Regulamento

Nenhum comentário: